Metáfora Metalinguística


O que será que preferimos? Um “combo “ de manhã ensolarada feliz e perfeita associada a uma noite escura e fria demais; ou uma eterna tarde de outono em que nada entristece mas nunca amanhece?

Nada como as metáforas pra expressar toda a revolução de sensações que nos assolam, mas sobre as quais não temos coragem de revelar as causas com palavras frias e literais…

O que seriam os personagens fictícios de um livro, senão as representações das forças reais que levam o autor a pensar do modo como pensa? E o fim que estes personagens levam representariam as conclusões as quais ele chegou por efeito dessas forças.

Diria ainda que as metáforas não são exclusividade do escritor… Não seriam as Artes de modo geral um conjunto de metáforas? Metáforas que ao mesmo tempo em que fazem o artista fugir da realidade, ou distanciá-lo do que incomoda, fazem com que ele entenda e até viva com mais intensidade as sensações das quais quer fugir?

Talvez seja porque o que nos inquieta não é viver a revolução em si, mas não poder entender essa sensação… E talvez a expressão artística seja capaz de aquietar o coração… por levar ao entendimento.

Além disso, compartilhar nossos martírios conforta, e a possibilidade de disfarçá-los em metáforas artísticas nos encoraja a compartilhá-los com quem quer que seja.

Por último, a arte na sua ganância de nos fazer sentir tudo com mais intensidade mostra o quão frívolos são os motivos que causam tal revolução em nós, enaltecendo assim a si mesma como um alvo mais merecedor de nossa atenção.

Enfim, hoje senti uma onda de cólera nascendo em mim. Mas falar metaforicamente sobre essa sensação me pareceu muito mais apaziguador e interessante do que senti-la .

Uma leitura mais leve, não?

Uma leitura mais leve, não?

Anúncios

~ por maiahloren em 13/08/2009.

Uma resposta to “Metáfora Metalinguística”

  1. MUITO BOM SEU TRABALHO E BLOG VALEU !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: