A Gente Vai Lá e PAN! Nos Americanos…

windowslivewriterjogospanamericanosriodejaneiro-9f02mascote-thumb1.gif

 

Arena Olímpica.

Aparelho: Barras assimétricas.

Atleta: Mais uma americana loirinha, com cara de 12 aninhos, brancacenta, dentuça com um sorriso de orelha a orelha depois de ter acertado tudo…  

Ai que ódio dela! Lobinha em pele de anjinha num estilo heroína americana. Tirando a medalha do Brasil e dos sonhos da Jade… Foi tão bonito ver aquele “Barbosa” no topo do ranking no telão da arena (um sobrenome bem brasileiro que é pra reforçar que a nota dela tinha sido a mais alta no salto). E vai a Jade pras barras assimétricas também. A cada giro e pirueta bate o medo dela errar…Ela foi lá e..PAN! Erra…Ah tadinha…Chorou tanto…Se eu estivesse lá, ao vivo, aposto que teria me contaminado e chorado também.   

No pódio: A loira transparente magrela, outra loirinha baixinha com cara de marrenta e uma japinha! Todas dos EUA! Ah! Se a japinha nem é dos EUA, porque que ela tinha que se mudar logo pros EUA? Podia ter vindo pro Brasil! Assim a medalha teria vindo pra nós… (coisas de torcedor levado pela emoção, que fica imaginando suposições sem nexo). Deixando de lado o torcedor que há em nós: Claro que a japinha deve ser americana mesmo. Afinal, assim como tem imigrante aqui, tem lá. E vamos deixar os comentários preconceituosos de lado. Ela é descendente asiática.   

Dia seguinte.

Prova: Salto

Atleta: Uma cubana com cara de vou perder.

Era a última atleta a saltar. Se tirasse uma nota maior que a da Jade ficava com ouro da nossa brasileirinha. Nota da Jade: Altíssima (bem íssima mesmo!)  

Dava pra ouvir os telespectadores sussurrando: “E-rra! E-rra! E-rra!” A torcida que estava lá ao vivo gritava mesmo. Milhares de brasileiros fazendo figas e pensamento negativo pra cubana…Ela foi lá e…PAN! Erra feio tadinha…Ai! Morri de pena…Me senti uma bruxa de conto de fadas que fica rogando praga pelo espelho mágico…Mil coisas vieram à cabeça: Vai que ela não tinha tantas condições de treinar quanto às brasileiras. Talvez não fosse incompetência dela, só falta de oportunidade. Cuba é um país sofrido. É inegável que as condições econômicas, políticas, sociais e blá, blá, blá dos países se refletem claramente no quadro de medalhas (apesar de Cuba ter um bom histórico nos esportes).   

Enfim, a Jade ganhou a medalha, ouvimos o eco: Brasilsilsilsil. O hino tocou, todo mundo chorou (inclusive eu, que não posso ouvir o hino e já me debulho em lágrimas… Patriotismo passado de geração em geração na família). E finalmente percebi porque nunca fui muito fã de esportes. Acho que levei muito a sério o ensinamento da mamãe: “Não se deve subir na vida às custas da infelicidade alheia”. Mas não é isso que se repete continuamente no esporte? Pra alguém ganhar, muitos outros “alguéns” têm que perder!  

Tudo faz sentido agora…Então é por isso que sempre que vejo um jogo de futebol do meio, começo a torcer involuntariamente pra quem está perdendo (eu não tenho preferência por nenhum time em especial)…Eu achava que era idiotice da minha parte, mas agora vejo que eu estou certa! Seguindo os ensinamentos da minha mãe! Além disso, tem outra explicação também. Nunca fui muito boa nos esportes (apesar de ter gostado muito de handebol na adolescência). Hoje em dia minha vida esportiva se restringe a uns jogos de totó, nos quais só começo a ganhar depois de umas 10 partidas (tem que esquentar né!).   

Contudo, torcer sempre foi um hobby, apesar desse meu instinto altamente justiceiro. Quem está competindo são eles e não eu! Eles que fiquem lamentando as perdas, ou carregando a culpa, por comemorar as vitórias em cima das derrotas alheias (como se eles se sentissem muito culpados…) Enfim, depois do jogo, eu vou tomar meu banho, lavar uma louça e até esqueço quem ganhou. É por isso que eu vou ver a final de basquete feminina, com minha peruca verde-amarela. Vou tocar o hino nacional na minha corneta e o Brasil vai chegar lá e PAN! Vai estraçalhar aquelas americanas azedas!!! HE HE HE!!!   

 

Obs 1) “Hino Nacional” deve ser escrito assim, em letras maiúsculas?? (Patriota de meia tigela).

Obs 2) Algo me deixa curiosa nesse Pan. Pra onde foi todo o dinheiro que o Governo Federal destinou? Afinal a verba estourou diversas vezes…Um orçamento que ultrapassa por volta de 10 vezes o inicial não é normal. Ou é? Coisas de Brasil…Imagina se fosse uma Copa do mundo, quanto gastaríamos? Será que os benefícios do Pan vão compensar os desvios que foram feitos da educação, saúde, etc e tal? 

 

~ por maiahloren em 18/07/2007.

4 Respostas to “A Gente Vai Lá e PAN! Nos Americanos…”

  1. vamos por partes…
    tb morri d pena da Jade no primeiro dia.quando ela “perdeu o ouro”.ali o emocional dela falou mais alto ,ela ainda ñ tava preparada pra tanto,mas no dia seguinte deu prova d maturidade e nem pareceia umamenina de 16 anos,e sim akelas “robôs”americanas q quando entram pra competir,ñ erram!
    E Jade fez isso,ñ errou…e levou a Bandeira ao lugar mais alto do pódio emocionando a todos!(inclusive a mim!)

    agora…quanto a parte do ensinamento da sua mãe…VC pode ter interpretado levando pro lado do esporte,mas imagino q sua mãe como ardorosa torcedora do botafogo,ñ pretendia q vc levasse desse modo.rsrs
    e num vem com esse papo d q vc fica com pena do time q ta perdendo e q num tem predileção por nenhum em especial…
    pq na final do carioca enquanto o botafogo ganhava do meu MEngo,vc me ligou pra kerer me zuar!
    Se FERROU…fomos campeões!!!!!!!
    e eu ri d vc…afinal,no esporte pra um sorrir alguem tem q ficar triste!!!!rsrsrs

  2. ta vendo pq nao gosto dessas coisas??!!
    ps: eu nem lembrava q era contrao bota…soh lembrava q era gol em cima do flamengo! ahuhauhauhaua
    eh talvez eu nao tenha time do coraçao…mas ate q sou um pokinhu anti flamenguista…eho unico time q nao consigo sentir pena..coisas de familia tb…rsrs

  3. Acho q os Americanos e q estao mais indo la e Pan…na gnt e em todos…..a vonta de vaiar eles eh enormeeee…mas ai a gnt tem q parar e pensar q quem ta ali, competindo..nao é o bush, nem nenhum explorador de criancinhas asiaticas…. engolir a vaia e se contentar a torcer apenas a favor do Brasil..prometo q vou tentar fazer isso amanha…

    E sabe q eu tb sou igual a vc….sempre acabo torcendo pro time q ta perdendo(menos qdo o flamengo ta jogando!!rs)…ate qdo eu to vendo Video Game(hahahaha) e nunca tinha pensado nisso por esse lado…rsr…acho q sempre fico torcendo pro mais fraco mesmo! Vai ver sao atos inconscientes baseados na minha infancia e adolescencia nao tao vitoriosas no esporte..rs….

    E eu acho- só acho mesmo baseado nas minhas aulas de Geografia( aii minhas aulas de Geografia- suspiros! 😛 ) que Cuba apesar de tudo..do governo, de ter problemas de grana e tal…investe muito serio nos esportes….os atletas la recebem muito mais incentivos q no Brasil, esporte la é levado a serio o ano inteiro bem diferente do brasil neh?!

    Eu estava la no dia que a Jade caiu….e eu chorei…chorei mesmooo!! Chorei pq ela merecia ganhar, chorei pq ate akele competiçao todo mundo so enxergava uma atleta e “do nada” ela surgiu, e todos os olhares foram para aquela menina de 16 anos… que estava no seu primeiro pan e mandando muito melhor q muita veterana….chorei mais ainda qdo vi o treinador RALHANDO(bem maria essa palavra) com ela enquanto a beijava…atletas nao podem ser imaturos assim e nem ficar nervosos dakele jeito durante as competiçoes…. ai que vontade que deu de ir la e dar um abraço nela….

    Escrevi muito…rsrsr
    bjs!
    Ate amanha!!

    BRASILSILSILSILSIL!!!

  4. o titulo foi uma esperança das brasileiras vencerem as americanas no baskete…:(…mas nao deu certo…mas hj no futebol…A GTE ESCULACHOU!!!!!!!!!!!!!!!!! 5 X 0 !!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

 
