Jabá

dentista

 

Estava lá, o paciente na sala de espera. Cheio de chiliques. Suava frio. Passava as folhas da revista sem sequer olhar para o que estava nas páginas. Nem precisava passar o dedo na ponta da língua para passar a folha da revista como faz costumeiramente. O suor das mãos era suficiente. Quando ouvia o barulhinho enervante daquela “broquinha”, tinha calafrios. Eis que o dentista surge na porta. O coração disparou de tal forma a sentir sua pulsação na boca…   

O paciente entra…Depois dos minutos iniciais ele até se sente ligeiramente mais calmo. No entanto, a qualquer sinal de dor ele contrai todos os músculos possíveis do seu corpo como  numa preparação pra fuga… O dentista conversa com ele. Examina ali, aqui. Faz algum procedimento padrão. Dá algumas advertências ao paciente. E de repente, como num filme de final surpreendente e ao mesmo tempo sem adrenalina a consulta acaba.   

Ainda confuso e ligeiramente aliviado ele se dá conta de que pagou a consulta e o dentista sequer ligou o bendito do motorzinho! ( E olha que ele estava morrendo de medo!). “Mas como assim?? Eu pago aquela fortuna de consulta pra ele fazer umas besteirinhas na minha boca e mais nada? Por que o paciente anterior teve direito à broquinha e eu não?? Injusto! Nunca mais volto aqui! Ele não fez NADA! “  

É…Ele não deve ter feito nada mesmo. Afinal, ele não precisou estudar aproximadamente uma década pra ter conhecimento e experiência suficiente pra lhe afirmar que você não precisava furar seu dente. Além disso, pra que estudar tanto se não existem outros modos de tratar o paciente a não ser com aquela “broquinha” ? Pra que perder tanto tempo entre graduação, projetos de pesquisa, especializações, mestrados, doutorados e treino nas clínicas da universidade? Pra que se esforçar tanto, estudar tanto, e dar tanto de si, já que o paciente se contenta se o dentista furar o dentinho dele?   

Tratar da saúde bucal não se resume a usar brocas e fazer restaurações. Se assim fosse, não seria necessário todo este dispêndio de energia por parte do estudante pra se formar um profissional competente. Este trabalho exige mais do que uma mão treinada. É preciso ter conhecimento sobre o que está sendo feito. O dentista é um médico especialista na região de cabeça (aproveitando pra lembrar que dentista não cuida só de boca). Podendo ser cirurgião inclusive!   

Ele cobra caro? Lembre que é ele que banca a montagem de todo aquele consultório cheio de equipamentos, instrumentos e toda aquela parafernália cara e necessária ( que em termos de preço, supera imensamente o que deve estar presente no consultório de um neurologista, por exemplo). Talvez seu dentista leve anos de trabalho só pra pagar as dívidas do consultório!  

Portanto, cuidado com os julgamentos…(não só de dentistas, mas de médicos também) Lembre-se que há profissionais irresponsáveis em qualquer área, mas essa avaliação não deve ser feita levianamente. Dê o devido valor ao seu dentista!

 

Anúncios

~ por maiahloren em 18/07/2007.

Uma resposta to “Jabá”

  1. Perfeito!!!

    Dentista ñ vive d fazer e/ou tapar buracos!
    a odontologia é muito mais do q isso.Mas,infelizmente, a maioria acha q tratamentos curativos são melhores do que s preventivos.
    Enntão se um dia um sujeito chega ao consultório e o dentista diz que a “brokinha” ñ vai ser necessária,agradeça-o.Afinal,isso significa q em consultas anteriores ele deve ter lhe ensinado a como cuidar melhor da sua saúde bucal e por isso nesse dia seu dente ñ precisará der “furado”.
    Pelos anos d graduação,iniciações científicas,especializações,noites sem dormir ,pelo dinheiro gasto entre outras coisas pra conseguir ajudar a cuidar da saúde do próximo : “Dê valor ao seu(a) dentista!!!!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: